Topo_Acorde_ag-02

Acorde! Para um mundo melhor – Edição 20/ Agosto

“Tempo, tempo, tempo mano velho”

 

IMG_3900Como na música da banda Pato Fu, o tempo é um dos recursos mais desejados da humanidade. Quem nunca ouviu um amigo ou a si mesmo pedindo para que o dia tenha mais horas? Quem nunca reclamou da falta de tempo? A sustentabilidade debate a melhor utilização de recursos, sendo o tempo um recurso vital do pilar social.

Gerir bem o tempo é fundamental para as empresas e para os próprios profissionais. Pois permite potencializar as ações e, com isso, obter melhores resultados. O primeiro passo para aproveitar melhor o dia é perceber que o tempo é diferente para cada um. É necessário se autoconhecer, aprender a lidar com imprevistos, se organizar, fazer as horas renderem, assim, você vai perceber que ele se multiplica.

“Muitas pessoas confundem horário com tempo. Tempo é vida! Se você sente que faltam horas, é essencial repensar a sua atividade e identificar o que é prioridade e que está acima de tudo, o que é importante e as demais tarefas”, afirma Vanessa Guimarães, jornalista e consultora de comunicação corporativa.

Uma dica da Vanessa é montar um cronograma. O ideal é fazer uma lista diária. Mas, se isso não for possível, tire uma hora por mês para fazer um cronograma de atividades e a cada dia, verifique o que conseguiu cumprir ou faça as adequações necessárias, incluindo os imprevistos.

Outra dica é colocar o horário que vai começar e terminar uma atividade e tentar cumprir essa meta, incluindo o intervalo entre um compromisso e outro. “Cada minuto bem utilizado, vai somar com outros para aproveitar no fim do dia. Por isso, seja pontual e demonstre respeito pelo seu tempo e o do próximo”, destaca.

Trabalhar a gestão do tempo é abrir a mente sobre como organizar o seu dia a dia, para se ter melhor qualidade de vida. Segundo Isa Basílio, analista financeiro da KF Comunicação, o ideal é “tirar um tempo para avaliar como é a sua rotina e planejar-se, classificando cada atividade pelo grau de prioridade que elas exigem: urgente é tudo o que não dá para adiar, esperar ou que tem prazo curtíssimo; importante é o que tem período determinado para acontecer; e circunstancial é toda tarefa que não traz ou agrega resultado”.

Para as empresas é fundamental compreender que cada indivíduo tem o seu próprio tempo, história e que agrega coisas diferentes e positivas. Para Vanessa, “um colaborador agindo como um robô não é positivo. É importante mostrar que todos são líderes na sua função e que o seu trabalho influencia o todo. Assim, as pessoas conseguem produzir mais e administram melhor o seu tempo”.

 

Educação em pauta no TEDxSãoPaulo

tedxspO estádio Allianz Parque foi o palco da edição 2017 da TEDxSãoPaulo, que aconteceu em 12 de agosto. O evento teve como objetivo disseminar ideias e compartilhar experiências inspiradoras para gerar discussões profundas e reflexões entre os participantes sobre o futuro da educação. Entre os palestrantes estiveram educadores, músicos, pesquisadores, entre outros. A ação tem a licença da TED, uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover ideias. As palestras são referências mundiais e vistas por milhares de pessoas no mundo.

O TEDxSãoPaulo teve transmissão ao vivo gratuita e em tempo real, mas os vídeos das apresentações ainda podem ser encontrados na página do evento: facebook.com/TEDxSP.

Clique aqui!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>