Ensaio pelos 25 anos de agência

Escrever sobre nosso sentimento pelos 25 anos da KF é um super desafio. Afinal, foi tanta coisa vivida e trabalhada, das quais nos orgulhamos, e que nossa memória seleciona o que recordar que nos fez feliz. Pois bem, chegou o momento de celebrarmos essa data e aproveitar para valorizar quem somos!

Em 1992, começamos nas áreas de design e publicidade. Éramos três jovens profissionais, eu, Claudia Cezaro Zanuso, João El Helou e Monica Deliberato Baptista, preparados para planejar e criar ações de comunicação. Aos poucos, a comunicação interna apareceu como um negócio interessante, na medida que nos permitiu atender uma nova necessidade da comunicação. Os primeiros serviços contratados foram pontuais e aos poucos confirmaram a importância do relacionamento com o público interno. Por isso, sabemos que somos precursores de um serviço especializado, quase sem querer, mas com muita vontade de dar certo.

Treinamos nosso olhar e a percepção para desenhar soluções justas para cada empresa. E, sem exagero, isso é feito até hoje, porque entendemos que a comunicação interna nasce e se estabelece em territórios próprios, limitados pela identidade de cada organização. Atualmente, posso afirmar que é impossível reproduzir modelos, e que é possível analisar melhores práticas para gerar novas aplicações específicas.

Da criação, da implantação e da avaliação dos resultados, crescemos e multiplicamos nossos serviços e soluções. Na virada no milênio, já atuávamos pela responsabilidade social, pelas ações voluntárias e, delas, foi um passo fazer comunicação pela sustentabilidade. Vivenciamos a prática de memória empresarial que também compõe nosso leque de atuação. Aos 20 anos da KF, nos reposicionamos e assumimos uma das nossas principais características de personalidade que é “comunicação e muito mais”.  Porque somos assim, tão simples quanto parece: o comprometimento e a atenção que dedicamos a cada um de nossos clientes, valorizando as relações humanas.

Acredito que estamos preparados para atender às suas necessidades de diálogo e construção de um ambiente de trabalho confiável. Desejamos ser a agência escolhidas pelas marcas que veem valor em se comunicar. Sinto que nossa visão “Se a comunicação com o colaborador é estratégica para o seu negócio, a KF Comunicação é estratégica para sua empresa”, continuará guiando nossos passos.

Então, para quem comunicaremos? A quem interessar, respostas inbox.

Foto-ClaudiaZ Claudia Cezaro Zanuso tem MBA em Comunicação Empresarial pela Aberje/Eseg e Marketing Pleno pela Madia Marketing School. Sócia-diretora de atendimento e planejamento da KF Comunicação há 24 anos, onde é vencedora do nove prêmios Aberje, dois ADVB e um Marketing Best. Aplica seminários e workshops sobre Comunicação Interna e leciona na pós graduação em Comunicação Empresarial da Faculdade Anhembi-Morumbi. Coordena Grupo de Trabalho sobre CI na Abracom, com o qual publicou dois cadernos de comunicação organizacional e quatro encontros Verso e Reverso da Comunicação Interna.

KF 25 anos

Manifesto2-02Para celebrar os seus 25 anos, a KF apresenta a sua marca comemorativa, que representa graficamente a experiência, a competência e flexibilidade da agência. Inspirada na história do design, ela mistura elementos de diferentes estilos, desde o movimento Art Nouveau à Era Digital. É composta por duas formas triangulares orgânicas que dão vida e movimento à imagem, permitindo maior adaptação à contextos e linguagens distintos. Com infinitas combinações e estéticas, traz a sensação de ausência de limites e sintetiza o dinamismo da agência.

 

 

Selo-25anosKF_1_ArtNouveau-01

Art Nouveau (1893-1914) – Movimento que trouxe linhas longas e curvas, arabescos e movimentos sinuosos com cores fortes.

 

 

 

Selo-25anosKF_2_Bauhaus-01

Bauhaus (1919-1933) – Valorizou o desenho industrial e a simplificação. O foco total era na forma e função.

 

 

 

 

Selo-25anosKF_3_PopArt-01

Pop Art (1950/60) – Movimento que trouxe o uso de símbolos imaginários. Em busca da estética das massas, usava muitas cores e elementos chamativos.

 

 

 

Selo-25anosKF_4_PosModerno-01Pós – Modernismo (1970/80) – Nos anos 1970, expressou a quebra da previsibilidade modernista. Não havia preocupação com a legibilidade ou o cuidado com a imagem inteira. Caracterizou-se pela mistura de estilos, tipografias e técnicas. Em meados de 1980, a prática da computação gráfica se inseriu no design, e a estética do pixel e do bitmap passaram a ser valorizadas.

 

Selo-25anosKF_5_EraDigital-01

Era digital (2000/2010) – Com os recursos da computação gráfica, inicia-se uma fase de grande experimentação e soluções novas, a exemplo das infinitas possibilidades de fundos, degrades e edições nas imagens. A internet como ferramenta de trabalho e a intensa comunicação online levou a uma forte busca pela simplicidade e pelo objetivo de passar a mensagem de forma direta.

 

Selo-25anosKF_6_Hibridismo-01

Hibridismo – Vivemos, hoje, um movimento no qual  tudo se mistura e se cruza. Diferentes linguagens se juntam para passar uma nova mensagem digital, impressa, estática, analógica, high-tech, manual, automática.