site-chamada

Acorde! para um mundo melhor Ed. Nº 13

_cabecalho

Informativo de Sustentabilidade da KF Comunicação – Edição nº 13

 

Na Rio 2016, o Brasil terá representantes em todos os esportes olímpicos. Dessa vez será porque sediamos uma olimpíada. Mas, por que é tão difícil chegar lá? Viver de esporte no País é um desafio, mesmo no futebol, esporte tão vangloriado pelos seus altos salários. Para chegar no patamar de um Neymar, pense em quanto desistiram de seus sonhos pelo caminho.

O que isso tem a ver com as empresas? A rotina de um futuro atleta depende de investimento e ainda estamos em um País onde isso não está no planejamento da iniciativa privada.

É fato comprovado que o esporte é um grande incentivo para tirar jovens de situações de risco, promover o respeito, o espírito de equipe, o orgulho e a educação. Umas das formas de transformar o futuro de crianças e adolescentes é por meio do esporte, e isso pode ser feito a partir do apoio a projetos e aos futuros atletas através da lei de incentivo ao esporte. Essa lei permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em ações aprovadas pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% e as pessoas físicas até 6% do imposto devido.

Ao ver nossos atletas nesta edição dos jogos olímpicos, vamos lembrar do esforço diário que muitos deles fizeram para estar ali defendo o Brasil e, que mesmo por trás do glamour e das polêmicas da competição, encararam as condições mais adversas, sem apoio ou patrocínio, para estar lá realizando o sonho olímpico. E mais, que esses jogos estimulem pensar em quantos atletas podemos ajudar a formar, a conquistar medalhas e a garantir um futuro mais sustentável.

Mônica Deliberato 
Diretora para a Sustentabilidade da KF

Relatório de sustentabilidade: comunicação personalizada


seta-verdeO debate sobre a sustentabilidade dentro das empresas tem mais de 40 anos e o tema nunca foi tão atual como agora. Com o amadurecimento das empresas com relação às três dimensões: social, ambiental e econômica, ser sustentável passou de uma obrigação para cumprir as regulamentações, para compor a estratégia do negócio. As novas posturas impactam diretamente a cadeia de valor e, por isso, o diálogo, a mensuração, o reporte dos impactos e a apresentação de resultados efetivos são fundamentais.

Ao longo dos anos, a forma de comunicar também evoluiu. Surgem novos formatosque aproximam as empresas dos seus stakeholders, facilitam o diálogo, as tornam acessíveis, demonstram transparência e representam o interesse público. Vejamos o exemplo da EDP, cliente KF Comunicação, presente em oito estados, a EDP, empresa que atua nos segmentos de geração, distribuição e comercialização e soluções de energia elétrica no País, e utiliza o modelo do GRI em seus relatórios de sustentabilidade desde 2006. Nesses 10 anos, as normas tornaram-se mais exigentes e refinadas, conectando melhor as ações de sustentabilidade ao negócio.

edp-gri

“Há dois anos utilizamos a nova versão G4. Atualmente, estamos caminhando para a produção do relato no modelo integrado, reforçando assim a integração das variáveis ambientais, sociais e de governança com os dados financeiros, numa linguagem mais direcionada ao investidor, e que seja mais focado que os anteriores. Além disso, no último ciclo de relato, apresentamos o relatório em diferentes formatos e linguagens, associado a um plano estratégico de comunicação interna e externa, desenvolvido para as atender expectativas dos principais grupos de stakeholders”, explica Sónia Cardoso, Gerente de Sustentabilidade da Diretoria de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da EDP. Foi desenvolvida uma versão completa do relatório, de acordo com as diretrizes GRI, uma resumida para fins institucionais e de relacionamento, e outra acessível direcionada para pessoas com necessidades especiais.

O conteúdo do relatório foi construído a partir de uma análise de materialidade, que inclui uma visão multistakeholder, além das informações capturadas dos canais internos de relacionamento da companhia e da inclusão da estratégia de negócio, fortalecendo a conexão das dimensões da sustentabilidade com o negócio. Pelo segundo ano consecutivo, como resultado de um processo de elaboração do relatório mais eficiente, o seu lançamento ocorreu simultaneamente com a divulgação dos resultados financeiros da companhia.

Fique por dentro



batata
O inverno chegou intenso nas regiões sudeste e sul do país. Por isso, nada melhor do que ajudar quem mais precisa. Assim como alguns de seus clientes, a equipe da KF Comunicação também arregaçou as mangas para arrecadar roupas e cobertores para serem doados às pessoas carentes do Largo da Batata, região próxima à agência, por meio da campanha “Vamos esquentar a Batata”. As peças arrecadadas até 29/7 serão entregues à Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat. Quem quiser ajudar, é só entrar em contato conosco.

 

 

escoladvcA Escola de Você é um portal desenvolvido pelas jornalistas Ana Paula Padrão e Natália Leite que traz dicas de relacionamentos, carreira, empreendedorismo e imagem pessoal em vídeos curtos e divertidos, voltados para as mulheres. Os cursos são gratuitos e podem ser acessados a qualquer momento do computador, tablet ou celular no site escoladevoce.com.br.

 

 

soniaA diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBOVESPA, Sonia Consiglio Favaretto, foi homenageada como uma das dez “2016 Local SDG Pioneers” no UN Global Compact Leaders Summit 2016, em Nova York. Sonia foi reconhecida por seus esforços relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 sobre Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

 

 

 

amigodayA todo momento, em qualquer lugar, uma nova amizade é formada. Seja durante a infância, nas ruas, no bairro, na escola, faculdade, nas redes sociais e dentro das empresas. 20 de julho é dedicado ao Dia do Amigo, quando celebramos esses relacionamentos de sucesso. A verdadeira amizade exige respeito, confiança, bom senso e admiração, e quando essas características refletem-se no trabalho em equipe no ambiente corporativo, traz como benefícios um time mais cooperativo, produtivo e eficaz.