Relatórios de sustentabilidade terão novo formato

E a KlaumonForma está pronta para apresentá-lo à sua empresa

Uma novidade anunciada recentemente pela Global Reporting Initiative (GRI), durante a Conferência Global em Amsterdã, vai modificar a maneira com que os relatórios de sustentabilidade são produzidos.

Nomeada como G4, a nova edição do GRI será publicada em português no mês de setembro e trará diretrizes que deverão ser implantadas pelas empresas em até dois anos.  O novo modelo proposto, entre outras coisas, vai priorizar a governança, a cadeia de suprimentos e os temas materiais e, consequentemente, o processo de engajamento com os stakeholders. Deixarão de existir os níveis de aplicação (A, B e C) e os relatos serão categorizados como Essencial (com pelo menos um indicador relacionado ao aspecto material) ou Abrangente (com todos os indicadores de aspecto material).

As empresas terão de se preparar para essas mudanças. A nova proposta do GRI pede que as companhias publiquem seus relatos com foco somente no que é realmente relevante para o negócio. Para isso, a comunicação interna terá de estar alinhada, inclusive para mobilizar os stakeholders que serão fundamentais na elaboração da matriz de materialidade.

Especialista em sustentabilidade e com 20 anos de experiência, a KlaumonForma está à disposição das empresas que querem mais detalhes sobre as novidades do G4 e estarem prontas, desde já, para comunicar a sustentabilidade da melhor forma. Entre em contato conosco, vamos bater um papo!

Aproveite e conheça aqui alguns dos trabalhos já realizados por nossa equipe.

ABRAPS realiza o 2º Encontro Nacional dos Profissionais de Sustentabilidade

2º Encontro Nacional dos Profissionais de Sustentabilidade

Data: 22 de Agosto 2013 (das 9h00 as 21h00)
Local: Teatro Universidade Anhembi Morumbi – Vila Olímpia – São Paulo

Evento Gratuito! inscreva- se AQUI

O que é?

Encontro com os mais conceituados profissionais de Sustentabilidade por meio de palestras e workshops interativos e atividades de co-criação  junto com os participantes

Objetivos?

• Atualizar os profissionais de sustentabilidade
• Fomentar o debate e a troca de experiências
• Gerar conteúdo
• Disseminar os resultados

Como será?

• Palestra e captação de opiniões: Palestra para apresentação de Pesquisas , Informações e Atualidades e Captação de opiniões
• Mesas de Debates
• Cocriação: Discussão colaborativa para a montagem do Código de Conduta do Profissional

Conteúdo:

• Gestão da Carreira
• Educação e Negócios Sustentáveis
• Pesquisa sobre Profissional de Sustentabilidade no Brasil
• Código de Conduta – Convidados e Equipe Abraps
• Outros temas relacionados

Abracom realiza 1º Encontro Verso e Reverso da Comunicação Interna

Evento servirá de foro para a discussão das tendências em comunicação nas empresas e organizações

Depois de lançar em 2008 e 2012 dois cadernos de comunicação interna, a Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) abre agora espaço para o debate sobre esse processo estratégico com a realização do 1º Encontro Verso e Reverso da Comunicação Interna – Quem faz, conversa: Venha pensar o futuro da CI com a gente.

O evento será realizado em parceria com o IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais) no dia 11 de setembro em São Paulo, sob iniciativa do Grupo de Trabalho de Comunicação Interna (GT CI) da Abracom. Coordenado por agências associadas, será um convite para identificar tendências e caminhos estratégicos para o processo de comunicação interna em organizações públicas e privadas por meio de apresentações, diálogo e reflexão.

A proposta é inovadora, uma vez que preparará os participantes antes do evento, pelo envio de um artigo inédito escrito pela professora Izolda Cremonine, especialmente para enriquecer a percepção do cenário onde atuamos.  Um teaser do artigo: “Somos gestores da marca e reputação da empresa, focados no funcionário, através da comunicação interna.”

Izolda também vai mediar a mesa de convidados, entre representantes de agências associadas e consultores, como Cristina Panella, Mônica Alvarenga, Leila Gasparindo, Fábio Betti e Caroline Maffezzoli, do Great Place do Work (GPTW), que abordará o tema do valor de mercado das empresas que melhor se comunicam.  Confira aqui os currículos dos palestrantes.

A última parte do debate será reservada a um workshop entre todos os participantes, prontos para refletir a partir das provocações da mesa e dos seus próprios repertórios a respeito dos caminhos da comunicação interna.

Serviço
Local – IICS – Instituto Internacional de Ciências Sociais
Data – 11 de Setembro
Horário – 8h30 às 13h

Programação

8h30 – Recepção e welcome coffee

9h – Apresentação – Claudia Cezaro Zanuso, diretora de Comunicação e Eventos e Coordenadora GT CI

9h15 às 11 h – Painel Tendências – Mediação Izolda Cremonine, C&M Comunicações e CI na ESPM

9h20 às 9h35 – Caroline Maffezzoli, GPTW – Tema: A relação do investimento em comunicação interna x retorno

9h35 às 9h50 – Cristina Panella, Cristina Panella Planejamento e Pesquisa – Tema: Público interno, Imagem e Reputação: o valor das Ações de Comunicação Interna e Tangibilidade

9h50 às 10h05 – Mônica Alvarenga, Múltipla – Tema: O desenvolvimento de lideranças em comunicação como caminho para melhoria de performance e práticas mais inovadoras nas organizações

10h05 às 10h20 – Fábio Betti, Corall – Tema: Para que serve a Comunicação quando todos são comunicadores?

10h20 às 10h35 – Leila Gasparindo, Trama Comunicação – Tema: Comunicação Intercultural e Relações Públicas: Dimensões da Comunicação nas Organizações

10h35 às 11 h – Perguntas da plateia

11h às 11h20 – Coffee break

11h30 às 13 h – Workshop e plenária – Facilitação Mônica Alvarenga e Claudia Cezaro Zanuso

Para realizar sua inscrição, envie mensagem a eventos@abracom.org.br ou ligue (11) 3079-6839.

Sobre a Abracom

Criada em abril de 2002, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom, reúne hoje mais de 340 empresas de comunicação corporativa em todo o País, representando um universo de mais de 14 mil profissionais, que atuam no desenvolvimento de estratégias de comunicação para clientes de grande, pequeno e médio porte nos setores público e privado (www.abracom.org.br).

Sobre o IICS

 

O Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) é um centro de ensino, sem fins lucrativos, constituído para formar profissionais e intelectuais que aliam habilidades e conhecimento científico em grau de excelência a uma sólida fundamentação filosófica, ética e social nos campos do Direito, Comunicação, Educação e Ciências da Saúde. O padrão de excelência profissional e científica é propiciado pelo diferencial da internacionalidade e da interdisciplinaridade dos seus programas e professores. O Instituto mantém vínculos de cooperação com a Universidade de Navarra e o IESE Business School, ambas da Espanha, e outras instituições nacionais e estrangeiras.