Comunicação Interna estratégica na Petrobras

Fundada em 1953 e líder do setor petrolífero brasileiro, a Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto e de economia mista, sob controle do governo brasileiro, por meio do Ministério de Minas e Energia. Segundo o ranking da consultoria PFC Energy (janeiro/2011), é a 3ª maior companhia de energia do mundo, com base no valor de mercado.

Está presente no Brasil e em outros 27 outros países, com atuação nos segmentos de exploração e produção, refino, distribuição, petroquímica, energia elétrica e com escritórios de representação.

O atual modelo de organização da Petrobras é dividido em sete áreas: Corporativa, Financeira, Serviços e quatro de Negócios (Exploração e Produção, Abastecimento, Gás e Energia, Internacional). A Área Corporativa é ligada diretamente ao presidente, e as demais, a seus respectivos diretores de contato.

A Petrobras possui desde 2003 o Plano Integrado de Comunicação (PIC) que, revisado anualmente, tem como elemento principal as Bases Estratégicas de Comunicação, um conjunto de direcionadores dos quais derivam as iniciativas, programas e projetos de Comunicação.

A partir das Bases Estratégicas, desdobram-se planos específicos de comunicação com foco na marca, imagem e reputação da Petrobras. Estes planos estabelecem conjuntos integrados e alinhados de iniciativas de comunicação que nos últimos anos reforçaram a comunicação externa da Petrobras com as ações que contemplavam também o público interno.

Em 2010 foi identificada a necessidade de potencializar a Comunicação Interna
na Petrobras considerando as perspectiva de duplicação das reservas de petróleo da Companhia em 5 anos, a mudança acentuada no perfil do público interno da Petrobras, que já conta com 51,4% dos empregados concentrados nas faixas de 20 a 30 anos de casa e os outros 46% com menos de 10 anos de casa, e profundas transformações do ambiente de comunicação nos últimos anos, com a democratização e a descentralização da informação nas mídias digitais e uma exigência irreversível de abertura ao diálogo e maior transparência nas relações entre as pessoas e corporações.

Diante dos desafios expostos, as áreas de Comunicação Institucional, Recursos
Humanos e Internacional reúnem-se para elaborar um Plano Integrado de Comunicação Interna, o PIC Interno com foco no Brasil e um período de três anos – 2012 a 2015 – para a execução e avaliação sistemática dos resultados.

Em junho de 2011, a KlaumonForma venceu licitação para Consultoria Estratégica e Planejamento para PIC Interno, primeiro Plano Integrado de Comunicação Interna a ser desenvolvido pela empresa. A sócia-diretora Claudia Cezaro Zanuso e o jornalista sênior Luiz Santiago responderam pelo projeto, desenvolvido em quatro meses.
As entrevistas em profundidade com a liderança confirmaram o valor estratégico da comunicação interna, demonstrado em citações como: “O valor da comunicação é integrar o seu empregado ao negócio da Companhia. Está muito vinculada aos valores da empresa, de ética. É se antecipar e aumentar ou garantir a credibilidade da Companhia.”

O processo comunicacional defendido pela agência, após analisar dados de pesquisa e compor diagnóstico foi absorvido por meio de um processo de construção do PIC Interno de forma participativa e compartilhada, envolvendo Grupo de Trabalho, Comissão Consultiva e Rede de Comunicação. Ao todo foram quatro workshops para 45 profissionais e um Encontro de Comunicação para 120 profissionais de todo o país.

Bem-vindos ao novo site da KlaumonForma

Ter plataforma eletrônica organizada de maneira clara e objetiva de modo que facilite a navegação, é condição essencial em uma época onde o tempo é o um dos patrimônios mais preciosos que as pessoas dispõem. Por isso a KlaumonForma atualizou seu site, trazendo um novo layout mais amigável  para você navegar e conhecer a agência de maneira mais agradável e saber tudo o que podemos fazer pela sua companhia e pelos seus colaboradores. Navegue e compartilhe nossos conteúdos com os seus amigos no facebook e no twitter.

Sejam bem-vindos!